Muita gente se confunde pensando que o Trabalho em Altura é somente aquele em que envolve atividades nas grandes alturas, como: acima de um prédio, limpezas de telhados ou fachadas de grandes edifícios. Essas atividades também são consideradas dessa forma, no entanto, trabalho em altura começa ainda mais embaixo.
Segundo a norma regulamentadora responsável por determinar as boas práticas do Trabalho em Altura, a NR 35, qualquer atividade desenvolvida acima de 2 metros do nível inferior já se encaixa nessa caracterização. Sendo assim, já deverá seguir as legislações e utilizar os equipamentos obrigatórios para tal.
Do contrário, além de aumentar as probabilidades de Acidentes de Trabalho, estará colocando a empresa sob risco judicial. Até porque, preservar a saúde e a segurança física dos funcionários é um dever do empregador que está sujeito a multas e processos judiciais caso não seja cumprido.
Portanto, lembre-se sempre: qualquer atividade desenvolvida acima de 2 metros do chão, já é considerada Trabalho em Altura. Havendo essa característica, as Medidas de Controle de Risco específicas deverão ser tomadas.
No entanto, como já vimos acima, para ser considerado Trabalho em Altura não é necessária uma altura muito grande. Abaixo listamos as atividades mais comuns a serem desenvolvidas com frequência, como:
Havendo a necessidade do desenvolvimento de qualquer tipo de atividade acima de 2 metros do solo, é Trabalho em Altura. Assim, deverá seguir as determinações da NR 35 para que seja proporcionado um ambiente mais seguro aos trabalhadores.
A NR-35 atualizada é uma norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de segurança necessárias para o trabalho em altura, com o objetivo de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores envolvidos.
O planejamento, organização e execução das atividades devem ser feitos com a máxima segurança possível, utilizando metodologias de análise de risco e instrumentos como as Permissões de Trabalho.
A NR-35 visa garantir que nenhuma atividade em altura coloque em risco a vida e a saúde dos trabalhadores envolvidos, estabelecendo padrões de segurança e prevenção de acidentes. É importante que as empresas sigam rigorosamente os requisitos estabelecidos pela norma para proteger seus funcionários.
Acesse abaixo a NR 35 atualizada: